quarta-feira, 4 de maio de 2016

Um minuto, nada mais.

por katia maia

O que se pode dizer e/ou fazer em um minuto? muita coisa, eu diria. Para quem trabalha com mídia, 60 segundos valem muito. uma eternidade e custam, muitas vezes os olhos da cara, dependendo de onde você for enfiar sua cara. Pois bem, há aproximadamente 15 anos, me aventurei em participar do Festival do Minuto. Uma ideia simples, uma câmera na mão, uma edição bem feita. na época, serviu como experiência e pude ver um monte de coisas que podem ser ditas e feitas num curto espaço de tempo.

Um minuto é pouco para quem está prestes a entrar ao vivo e ainda não tem toda a informação, por exemplo. Mas, um minuto é muito para quem está apenas esperando baixar um arquivo e precisa enviá-lo até o minuto seguinte. é A magia do tempo. Ele é assim!

De uns tempos para cá começou a voar e a gente nem se assusta mais quando pensa que algo só vai acontecer daqui a um ano. É tão rápido que nem mesmo piscamos os olhos e já estamos lá - 365 dias à frente. Acho que tem a ver (um pouco - ou muito, não sei) com física quantica. Algo como o espaço de tempo em fatias, acontecendo simultâneamentes, ou o eixo da terra girando mais rápido. Não sei, não tenho capacidade intelectual para tanto. Mas, sinto, na pele e nos dias, que a coisa tá rápido demais.

Bom, reflexões a parte, vim aqui para falar de uma "coisada"que acho muito legal e queria indicar: O Festival do Minuto. Qual não foi a minha surpresa ao ver que ele ainda existe e que está com as inscrições abertas até 31 de julho. o tema dessa edição é "Viver em Sociedade". Então tá... aventurem-se e participem! 

Os vídeos de até um minuto podem ser em formato de documentário, ficção ou animação. O tema busca promover o debate sobre os diversos aspectos da convivência, de forma criativa e livre.

“A Liberty Seguros acredita que um dos melhores jeitos de fomentar esse tipo de reflexão é por meio da arte. Iniciativas como o Festival do Minuto abrem caminho para gerar novas ideias e criar a pluralidade de pensamento, beneficiando toda a sociedade”, diz Larissa Vecchi, gerente de Comunicação e Marca Institucional da Liberty Seguros.


Para se inscrever, basta acessar www.festivaldominuto.com.br, enviar o curta-metragem e preencher o formulário.


Serviço:
Festival do Minuto – Tema Viver em sociedade”
Inscrições: até 31 de julho, pelo site www.festivaldominuto.com.br
Mais informações: contato@festivaldominuto.com.br